segunda-feira, 28 de março de 2011

Vigilia na Casa de Santo Inacio !

Que Trabalho !

  Não há como começar diferente. Para algumas pessoas talvez sejamos considerados fanáticos. Passar uma noite inteira rezando? Para que? Para quem? O que vai mudar?
  Respondamos todos que lá estivemos: Primeiro não passamos a noite toda rezando, comemos, bebemos (nada alcoólico óbvio) e ficamos perto das pessoas que gostamos. Para ajudar nos trabalhos espirituais realizados em Viena pelo Mediun Joao Teixeira de Farias no auxilio aos nossos irmãos que estarão procurando ajuda. Quanto ao que vai mudar, bom daí posso dizer que da outra vez o Medium nos informou que a ajuda foi muito salutar e importante no trabalho por ele realizado, na ocasião nos EUA. Mas para essa pergunto eu também respondo com outra pergunta, o que você fez nesse sábado mudou em quê sua vida?
Eu participando desse trabalho me senti muito bem, senti muita energia boa, vi muita coisa, literalmente do outro mundo e estive feliz por participar de algo que no mínimo não fez mal a ninguém, não aguçou nenhum vicio, bem pelo contrário, ainda me permitiu estar na companhia de pessoas que estimo muito.
Participar de algo assim é benéfico, salutar, traz tranquilidade e nos faz pensar muito no que realmente vale nessa vida.
Muitos também não entendem porque pagar por uma passagem para Europa e ao invés de conhecer os pontos turisticos de várias capitais com todo o conforto do mundo, nos aventuramos a atravessar um país inteiro de mochila nas costas, dormindo em albergues, igrejas, sem conforto, sem televisão, sem banheira.
Essas coisas que a grande maioria das pessoas entendem como conforto são relativas, ainda mais quando o que buscamos é algo que supera tudo isso. Eu não senti falta de nada de conforto e quando recebia um colchão fino para dormir dentro de uma igreja me sentia a pessoa mais feliz do mundo. Porque buscamos o que há de mais valioso no mundo e do qual poderemos levar junto ao retornamos da grande peregrinação da vida, o aprendizado, a experiência e a sabedoria.

Participar de um trabalho espiritual devia ser materia escolar, deveria ser ensinado a todos os filhos, deveria ser algo no mínimo comum ao dia a dia de todos nós. Só quem participa de coração, de alma, quem procura se conhecer, se buscar, fazer a reforma íntima, pode responder. Não há alegria maior do que auxiliar os irmãos de caminhada, e aqui não falo do Caminho de Santiago, mas do caminho da vida. A maior de todas as peregrinações.
Amar ao próximo como a si mesmo, nos ensinou o maior de todos os Peregrinos, Jesus Cristo. O mestre nos disse que ele é o exemplo a ser seguido para aqueles que sonham com a angelitude. Muitos de nós que participamos desse trabalho no sábado não percebemos, mas o que estamos fazendo nessa vida é nos capacitar para um dia (ainda longe) sermos seres de muita luz, capaz de auxiliar cada vez mais.
No momento mais estamos nos ajudando do que ao próximo. Porque auxiliando ao próximo auxiliamos a nós mesmos. O que nos habilita nessa tarefa é a vontade, a esperança, a fé. Assim somos nós os peregrinos da vida e de Santiago, a Fé nos move, impulsiona, transforma nossas vidas. Eu aprendi muito nesse caminho e pude me reconciliar com um ser especial. Santo Inacio de Loyola. Eu conheci a ele, e aprendi a nele perceber as coisas boas, porque durante muito tempo vi nele o que de ruim havia em mim mesmo, devido ao seu passado. Todos nós temos um passado até Jesus Cristo, todos nós fomos criados puros e ignorante e na peregrinação da vida estamos ou já aprendemos que não devemos julgar ao próximo, mas amá-lo e compreende-lo. Eu me reconciliei com esse Santo que me falou aos ouvidos, hoje não necessito mais escutar suas palavras pois sinto ele em minha alma.
No caminho eu me reconciliei comigo mesmo e dessa forma me reconciliei com todos a minha volta. Porque o segredo da vida está dentro de nós e não fora, ou nos outros. Deus habita o nosso ser, basta você se abrir e olhar para dentro de si para perceber a Divindade em si agindo.

A vigilia foi composta de 4 módulos onde em um desses os Peregrinos tiveram seu espaço, foi bacana poder servir como grupo, exercitando o que faremos nesse abençoado caminho, irmanarmos, estar junto por um mesmo objetivo. Mas afinal de contas não é isso mesmo o que fazemos na Casa de Dom Inacio de Loyola? Não é isso que fazemos todos os domingos? Será que ainda temos que caminhar os 800km para aprender o que já sabemos? Será que somos fanáticos mesmo? Aguardemos as respostas depois do caminho realizado.


Desde já, convido a todos a participar da próxima vigilia.
Paz e Luz

3 comentários:

  1. Atenção Peregrinos!
    Voces se cuidem lá! Olha que o Homem lá em cima esta de olho em voces e se quiserem aprontar vão tomar uma ré que só vendo!!!
    Boa Sorte para voces e que sejam e se tornem grandes amigos!!
    Que Dom Inacio os acompanhe e ilumine a cada dia de suas vidas!
    Beijões
    Tina

    ResponderExcluir
  2. GRANDE Peregrino...

    Emocionante o depoimento do que foi a Vigilia...

    abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. A semanas que estou com um friozinho na barriga qdo penso em tudo que nos aguarda na ESPANHA...

    Trata-se da maior aventura de minha vida...

    Para mim, quando pisar no CAMINHO será como se estivesse pisando num passado não muito distante, algo que já vivi e que por alguma razão tenho que reviver novamente...

    Desde já, começa aflorar sentimentos que até então estavam guardados num cantinho da alma...

    Dá-se valor as pequenas coisas do dia a dia...

    Principalmente a familia e a familia que escolhemos, que são os nossos amigos...

    Um redescobrir, um despertar para nosso verdadeiro EU...

    O SER espiritual...

    ResponderExcluir