sábado, 28 de maio de 2011

Lavando a Alma

Olá galera !

Estamos a mais ou menos 40km de Santiago!
Quanto mais nos aproximamos, mais lento temos ido.
Chegar a Santiago é o objetivo, porem a alegria, o descobrimento, está no caminho em si.
A chegada a Santiago é alegria e tristeza se mesclando, unindo e confundindo os sentimentos do peregrino.
Como ficar triste ao se atingir o Objetivo? Como pode a meta ser alcançada e gerar tristeza?
Simples, o Caminho em si é que traz o aprendizado e as experiencias. Ao buscarmos nosso objetivo
nos deparamos com muitas situaçoes que nos fazem refletir. Nos fazem pensar e pensar. E mesmo sem perceber o caminho é o grande questionador, o que impulsiona tudo e a todos.
O caminho tem vida, ele se modifica a cada passo dado por um peregrino e sao milhares ao longos dos quase 1000km de extensao que pisam a cada segundo. Como o nosso coraçao, pulsa levando o nosso sangue. O caminho leva o peregrino ao encontro com ele mesmo. Talvez muitos nao percebam, mas nos deparamos com nossas angustias, medos, questionamentos e também com nossas virtudes, força e determinaçao. Como na vida, nao há gloria sem dor, a dor aqui é dor fisica muitas vezes. Mas na vida as dores sao outras, mas elas também nos fazem mais fortes, mais sabios e nos impulsionam ao crescimento.
Os pés aqui sao a parte do corpo que mais sofre, mas o sofrimento causa uma resistencia maior, eles se tornam mais fortes. Eu por exemplo, nao uso mais nada nos pes, as bolhas viraram cascas tao grossas que nao incomodam em nada, os pés estao duros e firmes. Em nossas vidas acontece o mesmo, se temos a coragem de sentir dor e aprender com ela. Quantas pessoas depois de sofrerem grandes dores (de todo o tipo) saem mais fortalecidos da situaçao, saem mais aptas e prontas para novos desafios.
Queridos irmaos, diante das dores da vida que virao ou vieram, nao desanime, sempre há um remedio e se ele for bem utilizado fortalecerá ainda mais tua alma. As vezes demora, doi muito, mas assim como o corpo se adapta, nosso espirito tambem o faz.
Hoje ao passaramos pela cidade de Melide eu queria passar numa pequena igreja onde fui levado ano passado pelos meus irmaos espirituais que me acompanhavam. Eu queria pedir algo, e disse a minha amada esposa que na primeira igreja que eu encontrase eu iria rezar e fazer o pedido. Entrei na Igreja e algo me impulsionava a caminhar ate a frente do altar, mas parecia nao ter nada lá. Grande surpresa que me deparo com a imagem da Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, a qual eu havia feito uma novena e muito havia me ajudado. Depositei meu pedido a seus pés, acendi uma vela e fui embora com a certeza de que o pedido seria atendido. Esse ano como disse, eu queria ir novamente a igreja, agora para agradecer a graça recebida.
Entrei na Igreja e quando estava diante da imagem ajoelhado e agradecendo, já em lágrimas, escuto uma linda voz cantando Ave Maria em latim (um casamento seria ali celebrado e estavam ensaiando), gente praticamente todos os 7 cavaleiros derramaram lágrimas de emoçao. Ficamos tocados de tal forma que ao sairmos da igreja formamos um fila indiana onde havia um bom espaço entre cada um de nós e cada qual foi refletindo a respeito do momento vivido. Alem da Ave Maria outras lindas cançoes ela cantou enchendo nosso coraçao de emoçao, amor e alegria. Ter sentimentos é mais um presente que Deus nos deu para amar ainda mais a vida que temos. Que bençao é sentir alegria, felicidade e amor pelos demais irmaos.
A cada dia mais proximos estamos do objetivo e mais reflexivos ficamos, fiquei pensando hoje, porque somos uma familia. A familia se formou nao pelo percurso feito, mas pelo aprendizado adquirido juntos. Cada ensinamento de um, contava com a testemunha de mais 6 cavaleiros e isso que nos tornou familia.
Como era bonito ver todos em funçao da dor de um do grupo, quantas bolhas furamos para aliviar o irmao de caminhada. Quantas massagens e cremes nas pernas, costas, ombros com o unico objetivo de aliviar a dor do irmao. Isso é viver o ensinamento de Jesus Cristo, e isso nao ocorreu apenas entre nós, mas com todos no caminho. Há muitas coisas engraçadas, como quando o Regis encontrou um senhor com dificuldade de caminhar e perguntou do que se tratava, e solicito, o Regis ofereceu uma pomada para a dor. O homem sem nenhum preconceito baixou as calças e ficou de cueca no meio do caminho e o Irmao Regis passando creme no senhor. Claro que no dia foi a maior pegaçao no pé e motivo de muita piada. Mas nao é lindo isso? Ou eu enlouqueci? Me ajudem !
Tudo na vida é bom. Vejam que esse momento que estamos vivendo aqui talvez jamais se repita, mas jamais nossas pegadas sairao do caminho, jamais alguem vai poder tirar  alegria que aqui depositamos, com açoes, com palavras e até com musica. Depois que os 7 Cavaleiros de Dom Inacio de Loyola por aqui passaram, o caminho de nossas proprias vidas jamais será o mesmo.
Nada disso seria possivel sem o apoio de nossas familias, esposas, filhos e filhas. Quero em nome de todos agradecer o apoio recebido. Aos amigos queridos que tanto nos incentivam com seus recados no blog, com os e-mails, tudo isso faz uma grande diferença na caminhada.
Que Jesus o Mestre dos Mestres permita que Dom Inacio de Loyola emane sua luz de paz e amor para toda as nossas familias, amigos, conhecidos.

Luli
Paz e Luz

2 comentários:

  1. Queridos,

    Parabéns a todos, lembramos de voces a toda hora,como será que estão...e ao mesmo tempo enviamos força e luz. Luli voce nos emociona com os seus comentários, que trabalho lindo.

    Abraços

    Marily e Roberto

    ResponderExcluir
  2. Luli, tu estás retratando esta caminhada de uma maneira muito envolvente e iluminada. Não estamos só acompanhando vocês, mas estamos tendo a grata oportunidade de receber as abençoadas vibrações deste caminho!
    Que Deus continue abençoando a ti e todos os cavaleiros!
    Abraços
    Vanessa, Angela e Greicy

    ResponderExcluir