terça-feira, 31 de maio de 2011

Santiago de Compostela

Chegamos...
E agora?
Bom, ontem (30/05) ficamos no albergue na localidade chamada Monte do Gozo, chegamos no inicio da tarde, pois como já venho falado, temos caminhado muito devagar, saboreando o caminho.
Ficamos até quase meia noite fazendo uma retrospectiva de nossa viagem. Lembramos de pessoas que conhecemos, de situaçoes que vivemos, das estrategias escolidas e tudo o que isso repercutiu em cada um de nós. Parece incrível, mas em 7 pessoas, convivendo 24h por dia e sobre o stress do canssaço, dores, fome, frio e muitos sentimentos aflorados, nenhuma vez sequer brigamos. É verdade que algumas coisas irritavam aos demais, isso é natural, mas nao que isso provocasse uma situaçao desagradavel.
O Gato por exemplo ficou muito brabo porque Delmes e eu fomos por um caminho e eles por outro, mas depois tudo certo.
Ficamos ontem rindo e nos divertindo, como estavamos em um quarto só os 7, ninguem se atreveu a pedir silencio, afinal estavamos quase chegando e todos provavelmente viviam o que nos estavamos vivendo.
Depois de um almoço bem gostoso, fomos dormir e descansar, acordamos e fomos tomar mais café e depois conversamos como já disse e fomos dormir.

Santiago 31/05
Saimos cedo, tomamos um bom café e muito lentamente fomos descendo o Monte do Gozo, andavamos como tartarugas, olhando tudo a nossa volta.
Como disse há uma mescla de sentimentos.
Fomos chegando até a esquina que dá entrada para a Praça do Obradoiro onde está situada a Catedral de Santiago, pedi para que ninguem seguisse e abrimos a bandeira da casa. Nesse mesmo momento um espanhol que está fazendo fotos para um guia de peregrinos, tirou fotos nossas e ficaram lindas. As pessoas ficavam olhando o que se passava, pois vinham dois a frente segurando a bandeira, os 5 atras e o Delmes feito louco tirando fotos de nós. Ao chegarmos no meio da praça, nos viramos e contemplamos a beleza da construçao, a imponencia e grandiosidade do que o Homem pode fazer.
Depois fomos a oficina do peregrino pegar nossa merecida compostela.
Passeamos um pouco e fomos a Catedral, abraçamos ao Santo Santiago e ficamos para assistir a missa. Sempre encontrando muita gente que vimos ao longo do caminho.

Que emoçao quando houvimos: "de Saint Jean Pied de Port 7 brasileiros."
Que alegria vivemos nesse momento, ficamos todos no fim da catedral e podiamos ver tudo o que se passava. Depois fomos almoçar no Restaurante Manolo, tradicional ponto de encontro de peregrinos, revi meu amigo que é proprietario e conversamos sobre nosso amigo em comum Vainer. Ele e me falou que mandou rezar uma missa na catedral pelo falecimento do querido Vainer.
Manolo nos instalou numa mesa onde cabiam os 8, pois a Neli estava conosco.
Comemos muito bem, o que é muito natural no Manolo e bebemos um bom vinho. Como era meu aniversario e praticamente todos brasileiros ganhamos uns licores para depois do almoço e fizemos uma baderna daquelas, mas com muita elegancia e alegria.

Mas o que fica disso tudo?
O que levamos e o que deixamos desse caminho?
Bom, eu posso dizer o que vai dentro de mim, dos demais sei algumas coisas, mas cabe a cada um revalar a suas familias e a quem queiram. Alguns ainda vao demorar um pouco de tempo para entender o que se passou. Se vive muitas coisas, muitos sentimentos, muitas emoçoes. Nem todos se abrem, nem todos revelam seus sentimentos.
O que posso dizer desses 6 amigos já disse: sairiamos do brasil 7 amigos e retornariamos 7 irmaos.
A irmandade se criou na força do AMOR, na alegria, na fé, na esperança, no companheirismo e em muito do que aqui vivemos.
Muitos projetos surgiram ao longo desse caminho, isso posso garantir. Nao sabemos se irao se concretizar, mas faremos o que nos for permitido para que isso aconteça.
Como também estou sem palavras para descrever a vocês o que vivemos hoje e nao tem como colocar as fotos aqui eu quero dizer a todos que nos leram, acompanharam e incentivaram de alguma forma, que agradecemos muito todo o carinho recebido de vocês.

Que Santiago ilumine o caminho de todos vocês!

Luli
Paz e Luz

4 comentários:

  1. S E M C O M E N T Á R I O S !!!!

    MESMO SEM FOTOS PARA ADMIRAR, O RELATO DA CHEGADA É EMOCIONANTE.
    PARABÉNS A TODOS!!!
    KATTI

    ResponderExcluir
  2. Parabens,
    Que lindo,estamos todos orgulhosos de voces.
    Luli em especial, feliz aniversário.Voce já pensou em escrever um livro?? esta é a sua hora...
    PAZ - é o premio de quem cumpre honestamente o DEVER.
    Abraços
    Marily e Roberto

    ResponderExcluir
  3. Fala Luli!!!!

    Quero aproveitar que aqui ainda é dia 31/05 para te felicitar pelo aniversário e por mais essa conquista depois de alguns mts bons kilometros caminhados!!!

    Muita saúde, luz, paz e conquistas!

    Abraços

    Walter

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo e irmão Luli, quero te dizer FELIZZZZ ANIVERSÁRIOOOOO!!!!muita saude, paz,realizações,amor e felicidades p/ ti!Que Deus ilumine todos os teus caminhos!!!parabens p/ teu "pequeno diario" e obrigada por nos deixar compartilhar desta linda caminhada de fé,perceverança, amor, paciencia,tolerancia,coragem,....em fim de todos os ensinamentos que voces estão trazendo na bagagem, obrigada p/ boas rizadas e p/ lágrimas tambem, eram uma mistura de emoção. Parabéns á todos p/ garra, as conquistas durante o caminho e principalmente a merecida COMPOSTELA, voces merecem!São os Gerreiros de Inácio!!
    Boa viagem de volta e fiquem com Deus!GRANDE ABRAÇO!!!
    Beijão p/ o Papito!Marli e Sophia.

    ResponderExcluir